A palavra TENSEGRIDADE é a junção das palavras tensão + integridade, que significa integridade das tensões, foi criada e utilizada por R. Buckminster Fuller a descreveu como “uma propriedade presente em objetos cujos componentes usam a tração e a compressão de forma combinada, o que proporciona estabilidade e resistência, assegurando sua integridade global”.
Nossa estrutura óssea e ligamentar não é suficientemente firme para ficarmos em pé.
Ela é dependente de outras estruturas que atravessam todo o organismo de uma lado a outro, de cima para baixo e dentro para fora – uma miofasciaestrutura – que promove um jogo de tensões de ajustes por todo o organismo como um funcionamento derivante de sua capacidade elástica tensional. Ela estabiliza mas não imobiliza. O foco não é a produção de força local mas de distribuição de força global.
Isto permite aos seres vivos manterem sua integridade enquanto se adaptam a diferentes jogos de forças presentes nos ambientes biológicos e sociais. Ela funciona como um mapa de organização onde o suporte se dá por inúmeros pontos criando um senso de variabilidade, mobilidade e integração.
Veja mais:
O que é fáscia
Veja estudo sobre a importância da fáscia para a dor lombar
Confira todos os cursos disponíveis na Universidade da Fáscia