Fascial Manipulation

Agenda 2020 – Fascial Manipulation® – Manipulação Fascial (Método Stecco)

Nível I
Fase 1 – 13, 14 e 15 de março
Fase 2 – 17, 18 e 19 de abril

Nível II
Fase 1 – 29, 30 e 31 de Maio
Fase 2 – 26, 27 e 28 de junho

Ministrante

Dr. Marco Pintucci

Investimento:

As informações ainda não estão disponíveis. Para recebê-las, em breve, por favor, preencha a ficha de interesse. CLIQUE AQUI.

Local: Barco
Rua Dr. Virgílio de Carvalho Pinto, n°426
Pinheiros – São Paulo – SP 

 

 

O que é?

O programa de treinamento Fascial Manipulation® para o sistema locomotor consiste em dois cursos práticos intensivos de 6 dias cada, que combinam palestras, demonstrações e práticas teóricas entre os participantes ao longo do dia. Os participantes aprenderão a avaliar a disfunção musculoesquelética com referência específica ao sistema fascial humano e a aplicar o método de manipulação fascial, conforme ensinado por Luigi Stecco.

As aulas teóricas incluem a anatomia e fisiologia do sistema fascial, uma explicação do modelo biomecânico usado na aplicação desta técnica e a localização anatômica dos principais pontos fasciais. A ênfase é colocada na avaliação das disfunções musculoesqueléticas (desde a história, até uma hipótese, até uma verificação e tratamento), juntamente com uma metodologia e estratégia para o tratamento.

A quem se destina?

A série de cursos Fascial Manipulation® destina-se a fisioterapeutas, osteopatas, quiropráticos, médicos, treinadores e outros profissionais de saúde licenciados com um bom conhecimento prático de anatomia, fisiologia e biomecânica musculoesquelética.

Profissionais de saúde com um mínimo de três anos de educação pós-secundária podem ser elegíveis, mas precisam entrar em contato conosco antes de se inscreverem para revisar sua elegibilidade.

Ministrante:

Prof. Marco Pintucci

 

Fisioterapeuta – UniFl: Universidade de Florença (Itália);
Manipulador Fascial desde 2010;
Único professor de Manipulação Fascial® autorizado no Brasil;
Ministrou cursos no Brasil, China, Peru e Japão;
Atualmente, realiza estudos clínicos sobre o efeito da manipulação fascial no tratamento da artrite do joelho, síndrome do túnel do carpo, dor crônica no ombro e espasticidade pós-AVC.

Nível I

O Nível I de FM I Fascial Manipulation® consiste em dois cursos de seis dias (contabilizando 48 horas no total) para assegurar uma boa compreensão do raciocínio biomecânico subjacente e do domínio da técnica. O nível I discute os problemas relacionados à disfunção do sistema locomotor, associando a densificação dos Centros de Coordenação a condições como tendinite, dor lombar, doença lombar, cervicalgia, túnel do carpo, cefaleia e assim por diante. Estuda analiticamente, toda Unidade Miofascial na continuidade de Sequências Miofasciais. O principal objetivo é desenvolver uma compreensão dos Centros de Coordenação (CCs), responsáveis ​​pela função normal dos músculos
monoarticulares e dos músculos biarticulares sinérgicos.

Nível II

O curso de Manipulação Fascial de Nível II consiste em dois cursos de seis dias (total de 48 horas) para dar tempo à experiência e prática clínicas e para assegurar o domínio da técnica como um todo. A conclusão do Nível I é um pré-requisito necessário. O nível II analisa a anatomia e a função dos retináculos da fáscia dentro do movimento mais complexo. ( A ser realizado a posteriori )

Eles são gerenciados por áreas específicas, denominadas Centros de Fusão, onde convergem as forças de múltiplas unidades mio-fasciais. Introduz o conceito de organização Diagonais e Espiral, encontrado dentro da fáscia corporis. O FM II enfoca o papel dos Centros de Fusão como parte do modelo biomecânico e a formação de Diagonais e Espirais Miofasciais.

Master de Fascial Manipulation®

Classe Avançada – O pré-requisito para esta classe é a conclusão dos níveis de manipulação Fascial I e ​​II. Oferece uma revisão e atualização de alguns conceitos do método. Muitas vezes o aluno após alguns meses de conclusão do segundo nível precisa de uma revisão de alguns pontos, estratégias de tratamento e o procedimento geral usado na Fascial Manipulation®.

Um propósito importante do curso de Mestrado é esclarecer possíveis incertezas dos alunos. É importante revisar as lições teóricas aprofundadas de anatomia e fisiologia necessárias para analisar com precisão alguns aspectos particulares da FM.

Infelizmente, existem complexidades que não podem ser completamente cobertas durante os dois primeiros níveis. É especialmente recomendado para estudantes que querem continuar treinando com o 3º nível, mas sentem que eles esqueceram alguns conceitos ou querem aumentar seus conhecimentos de Fascial Manipulation® no campo muscular esquelético.