Fascial Manipulation

O que é?

O programa de treinamento Fascial Manipulation® para o sistema locomotor consiste em dois cursos práticos intensivos de 6 dias cada, que combinam palestras, demonstrações e práticas teóricas entre os participantes ao longo do dia. Os participantes aprenderão a avaliar a disfunção musculoesquelética com referência específica ao sistema fascial humano e a aplicar o método de manipulação fascial, conforme ensinado por Luigi Stecco.

As aulas teóricas incluem a anatomia e fisiologia do sistema fascial, uma explicação do modelo biomecânico usado na aplicação desta técnica e a localização anatômica dos principais pontos fasciais. A ênfase é colocada na avaliação das disfunções musculoesqueléticas (desde a história, até uma hipótese, até uma verificação e tratamento), juntamente com uma metodologia e estratégia para o tratamento.

Carga Horária

Nível I – (6 dias)

A quem se destina?

A série de cursos Fascial Manipulation® destina-se a fisioterapeutas, osteopatas, quiropráticos, médicos, treinadores e outros profissionais de saúde licenciados com um bom conhecimento prático de anatomia, fisiologia e biomecânica musculoesquelética.

Profissionais de saúde com um mínimo de três anos de educação pós-secundária podem ser elegíveis, mas precisam entrar em contato conosco antes de se inscreverem para revisar sua elegibilidade.

Ministrante:

Antonio Stecco

ANTONIO STECCO, MD, PhD

Dr. Antonio Stecco é fisiatra e graduado em Medicina e Cirurgia. Especializou-se em Medicina e Reabilitação Física na Universidade de Pádua, Itália. Suas áreas de interesse científico e clínico prevalentes são a anatomia da fáscia corporis via dissecções e estudos histológicos, incluindo imuno-histoquímica e biologia molecular; estudo e aplicação clínica de ácido hialurônico; e síndrome miofascial. Desde 2000, o Dr. Stecco tem colaborado com a Universidade de Descartes, em Paris, para estudar a anatomia macroscópica das fascias através da dissecção de cadáveres.

Ele é presidente da Fascial Manipulation Association, que reúne pesquisadores interessados em estudar doenças da fascia e da origem miofascial. Ele é o antigo Assistente do Presidente da Sociedade Internacional de Medicina Física e Reabilitação (ISPRM) (2012 a 2014), e Professor Assistente, Rusk Rehabilitation, Faculdade de Medicina da Universidade de Nova York. Ele é autor de mais de doze artigos publicados em revistas internacionais. Autor de um livro (Manipolazione fasciale, Piccin, 2010), coautor de 3 livros para os quais escreveu capítulos sobre a anatomia fascial ou a Técnica de Manipulação Fascial. Ele também trabalhou como revisor assistente para o Journal of Bodywork and Movement Therapies.

Nível I

O Nível I de FM I Fascial Manipulation® consiste em dois cursos de três dias (contabilizando 48 horas no total) que será realizado em 2 fins de semana consecutivos, para assegurar uma boa compreensão do raciocínio biomecânico subjacente e do domínio da técnica. O nível I discute os problemas relacionados à disfunção do sistema locomotor, associando a densificação dos Centros de Coordenação a condições como tendinite, dor lombar, doença lombar, cervicalgia, túnel do carpo, cefaleia e assim por diante. Estuda analiticamente, toda Unidade Miofascial na continuidade de Sequências Miofasciais. O principal objetivo é desenvolver uma compreensão dos Centros de Coordenação (CCs), responsáveis ​​pela função normal dos músculos
monoarticulares e dos músculos biarticulares sinérgicos.

Nível II

O curso de Manipulação Fascial de Nível II consiste em dois cursos de três dias (total de 48 horas) em 2 fins de semana para dar tempo à experiência e prática clínicas e para assegurar o domínio da técnica como um todo. A conclusão do Nível I é um pré-requisito necessário. O nível II analisa a anatomia e a função dos retináculos da fáscia dentro do movimento mais complexo. ( A ser realizado a posteriori )

Eles são gerenciados por áreas específicas, denominadas Centros de Fusão, onde convergem as forças de múltiplas unidades mio-fasciais. Introduz o conceito de organização Diagonais e Espiral, encontrado dentro da fáscia corporis. O FM II enfoca o papel dos Centros de Fusão como parte do modelo biomecânico e a formação de Diagonais e Espirais Miofasciais.

Master de Fascial Manipulation®

Classe Avançada – O pré-requisito para esta classe é a conclusão dos níveis de manipulação Fascial I e ​​II. Oferece uma revisão e atualização de alguns conceitos do método. Muitas vezes o aluno após alguns meses de conclusão do segundo nível precisa de uma revisão de alguns pontos, estratégias de tratamento e o procedimento geral usado na Fascial Manipulation®.

Um propósito importante do curso de Mestrado é esclarecer possíveis incertezas dos alunos. É importante revisar as lições teóricas aprofundadas de anatomia e fisiologia necessárias para analisar com precisão alguns aspectos particulares da FM.

Infelizmente, existem complexidades que não podem ser completamente cobertas durante os dois primeiros níveis. É especialmente recomendado para estudantes que querem continuar treinando com o 3º nível, mas sentem que eles esqueceram alguns conceitos ou querem aumentar seus conhecimentos de Fascial Manipulation® no campo muscular esquelético.

Fascial Manipulation® Nível I  – 1 a 6 de Fevereiro de 2019

O nível I discute os problemas relacionados à disfunção do sistema locomotor, associando a densificação dos Centros de Coordenação a condições como tendinite, dor lombar, doença lombar, cervicalgia, túnel do carpo, cefaleia e assim por diante. Estuda analiticamente, toda Unidade Miofascial na continuidade de Sequências Miofasciais. 

Pré-requisitos

Fisioterapeutas, osteopatas, quiropráticos, médicos, treinadores e outros profissionais de saúde licenciados com um bom conhecimento prático de anatomia, fisiologia e biomecânica musculoesquelética.

Profissionais de saúde com um mínimo de três anos de educação pós-secundária podem ser elegíveis, mas precisam entrar em contato conosco antes de se inscreverem para revisar sua elegibilidade.

Ministrante

Antonio Stecco

 

Carga Horária

6 dias  totalizando 48 horas

Investimento

R$ 5.500,00 –  em até 12 vezes no cartão de crédito.

Local: São Paulo