O que é Fascia?

O que é Fascia?

Todo o corpo é estruturado e envolvido pelo tecido conectivo, ou fascia, criando um continuum estrutural que dá forma e função a cada tecido e órgão. O ser humano deve ser considerado como uma unidade funcional, onde cada área está em comunicação com outra através do continuum fascial, consequentemente originando um equilíbrio perfeito de tensegridade.(Bruno Bordoni, Journal of Multidisciplinary Healthcare- 2014)

Desde 2007, após o 1º. Congresso sobre Fascia que aconteceu na Universidade de Medicina de Harvard em Boston, e baseado na  natureza interconectiva do tecido conjuntivo, uma nova terminologia para o que é fascia tem sido proposta. Para  Schleip et al (2012) “Fascia inclui todo o tecido colagenoso fibroso que pode ser um elemento tensional da rede de transmissão de força que envolve todo o corpo”. Assim, ela possui uma morfologia determinada principalmente pela carga tensional. Fascia – do Latin – é um composto, um agregado ou envelope.

Uma de suas características importantes é que ela se modifica em consistência quando submetida a estresse e pode, aumentar sua elasticidade quando submetida à tensão (Stecco, L.).

Formada principalmente por células (metabolismo), fibras (elasticidade) e substância fundamental (viscosidade), a fascia é um dos 4 grandes tecidos do corpo, junto com os musculares, nervosos e epiteliais.

Como uma extensa rede, esta network envolve todo o corpo, de cima em baixo, de um lado a outro, da pele aos ossos. Ela dá suporte, cria conexões e espaços, hidrata e gera informação.  Fascia é uma palavra  que fala dos elementos elásticos e dos fluidos que formam o meio ambiente da vida interna do corpo.

Além de dar forma ao corpo, ela é também nosso maior órgão sensorial em extensão. Formando um meio rico em água e proteoglicanos, a fascia atua na mobilidade e na nutrição do organismo. Diversas formas de dor estão relacionadas à  fascia, bem como estados de humor tal qual depressão, síndrome do intestino irritado, ou de prazer e bem estar.

Johannes Freiberg
Johannes Freiberg