“Nadando a favor da corrente” com Robert Schleip

“Nadando a favor da corrente” com Robert Schleip

Dentro da perspectiva do Fascial Fitness, compreendemos o corpo como uma organização  que se mantém ativamente coordenada por uma rede tensional 

elástica formada pelo tecido fascial.

Deste modo, uma distribuição de tensão adequada possibilita uma economia de energia visível pela leveza com o movimento acontece. Elegância e eficiência.

Em sistemas dinâmicos coerentes vivos, acontece uma propagação da energia por meio de transmissão de força de seus elementos elásticos que promovem impulso. A propagação depende de uma sincronia, um ritmo e uma capacidade do sistema de manter sua unidade enquanto se distende pelo espaço numa atividade de vai e vem.
Este esticar-se e recolher-se acontece em meio a uma atividade perceptiva interna do organismo resultante do esqueleto fibroso, formado pelo estado de tensegridade. Assim, o corpo se mantem coerente porque mantém estruturas que ajustam as forças concêntricas e simultaneamente é capaz de realizar ações excêntricas, criando uma interminável manifestação de gestos  motores cujo tônus, não  resulta somente das forças produzidas exclusivamente de seus sistemas contráteis mas, também de seus elementos elásticos tensionais.

Confira o vídeo apresentado pelo palestrante Robert Schleip no 1º Encontro Internacional Sobre Fáscia, promovido pela Associação Brasileira de Rolfing® ABR em Abril de 2018.

 

Tradução e Legenda
Maria Claudia Palomo

 

Johannes Freiberg
Johannes Freiberg